UBS II “Benjamin Correa de Miranda”

Competências

Serviços oferecidos na Unidade de Saúde Benjamim Correa de Miranda:

  • Acolhimento e identificação da necessidade do usuário; consulta médica e de enfermagem;
  • Acompanhamento da gestante e do bebê ( pré-natal e puericultura); Consulta odontológica;
  • Planejamento familiar;
  • Dispensação de preservativos e anticoncepcionais orais e injetáveis;
  • Prevenção, tratamento e acompanhamento de IST’s e doenças infectocontagiosas;
  • Testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C;
  • exame preventivo ( câncer de colo de útero e exame clínico das mamas);
  • Curativos;
  • Administração de medicamentos orais e injetáveis/ soroterapia;
  • Inalação/ Aerosol;
  • Encaminhamentos para médicos de diversas especialidades;
  • Solicitações de exames laboratoriais e de imagem;
  • Educação em saúde;
  • Imunização ( todas as vacinas oferecidas pelo PNI);
  • Encaminhamento para consulta com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta do município;
  • Confecção do cartão da família pelos ACS’s;
  • Visita e atendimento domiciliar;
  • desenvolvimento das ações de controle de arboviroses e outros riscos ambientais em saúde;
  • Acompanhamento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes e doenças respiratórias);
  • Acompanhamento e tratamento de usuários com leishmaniose, hanseníase e tuberculose.

Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar os serviços:

  • para quem busca consulta médica, o ideal seria chegar na unidade as 7h ou 13h, no entanto, casos de emergências são atendidos em qualquer horário de acordo com a demanda. Demais serviços oferecidos estão disponíveis durante todo horário de expediente (07 às 11h e das 13 às 17h). Necessário portar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e Cartão da Família.

Principais etapas para o processamento do serviço:

  • Chegada do usuário na sala de recepção tendo escuta qualificada da auxiliar administrada e técnica de enfermagem, que direcionarão o usuário para receber o serviço desejado (vacinas, consultas, etc.). Caso o serviço desejado pelo usuário não seja ofertado nesta unidade é orientado e encaminhado para o local adequado ou para a Secretaria Municipal de Saúde para a retirada de dúvidas e/ou reclamações.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

  • De acordo com a Classificação de Risco e/ou prioridades estipuladas em Lei, essa avaliação é realizada na triagem que antecede as consultas médica e de enfermagem. Com relação à vacinação ou procedimentos ambulatoriais, atendimento realizado imediatamente desde que haja estoque dos insumos.

Exame preventivo feito todas as quintas-feiras período vespertino.

Atendimento odontológico é feito por agendamento prévio, mas também ocorre atendimento imediato de emergência quando necessário.

Forma de prestação do serviço:

  • Por porta aberta/demanda espontânea: de acordo com a disponibilidade de vagas para consultas médicas, odontológicas e de enfermagem e para realização dos demais atendimentos oferecidos (levando em consideração o horário de expediente: 07:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas).

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

  • Disponível na sala de recepção: caixa de sugestão/ elogios e reclamações e panfleto afixado na parede indicando telefone e e-mail da Ouvidoria SUS do município.

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