Serviços oferecidos na unidade de Saúde Geraldo Pimenta de Almeida:
- Acolhimento e identificação da necessidade do usuário;
- consulta médica e consulta de enfermagem;
- acompanhamento de gestantes durante o pré-natal;
- consultas de puericultura;
- planejamento familiar;
- dispensação de preservativos e anticoncepcionais orais e injetáveis;
- coleta de cito patológico e avaliação clínica das mamas;
- realização de testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C bem como tratamento e acompanhamento de IST’s e doenças infectocontagiosas;
- curativo, retirada de pontos;
- administração de medicamentos orais e injetáveis, soroterapia, inalação;
- solicitação e avaliação de exames laboratoriais e de imagem;
- educação em saúde;
- imunização de todas as vacinas ofertadas pelo PNI;
- consultas odontológicas;
- encaminhamentos para especialistas oferecidos no município (cardiologia, pediatria, neurologista, psiquiatra, ginecologista e obstetra, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta);
- acompanhamento e tratamento dos usuários portadores de doenças crônicas como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, bem como de portadores de hanseníase, tuberculose e leishmaniose;
- realização do cartão família pelo agente comunitário de saúde ( ACS);
- pesagem do bolsa família em parceria com o CRAS do município;
- visitas e atendimentos domiciliares em zona urbana e rural de micro áreas que correspondem á unidade;
- desenvolvimento de ações mensais de acordo com as campanhas preconizadas pelo ministério da Saúde e ações de controle de arboviroses e demais riscos ambientais em saúde.
- As consultas médicas são oferecidas no período matutino das 07:00h às 09:00h e no período vespertino das 13:00h às 15:00h, já os demais serviços são oferecidos durante todo o expediente sendo este das 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h.
- Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada, para ser atendido é necessário passar pela recepção e apresentar documento pessoal, cartão do SUS e cartão família, além do cartão de vacina em caso de vacinação.
- Ao chegar na unidade, o usuário passa pela recepção onde é acolhido pelo auxiliar administrativo e apresenta os documentos necessários para realizar o cadastro e/ou atualização no sistema eletrônico PEC, em casos de consulta médica ou de enfermagem, o usuário passa pela triagem com a técnica de enfermagem, onde é verificado os sinais vitais e as medidas antropométricas e aguarda ser direcionado para o médico ou enfermeira, já em casos de consulta odontológica após a passagem pela recepção, deve aguardar ser chamado pela a auxiliar de saúde bucal, e em casos de vacinação, após ser recepcionado o usuário já é direcionado para a sala de vacina. Caso o serviço desejado pelo usuário não seja oferecido, o mesmo é orientado e encaminhado para o local adequado ou para a Secretaria municipal de Saúde para retiradas de dúvidas.
Os requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar os serviços:
As principais etapas para processamento do serviço são:
A previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:
Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e de acordo com a classificação de risco e/ou grupos prioritários estipulados pela Lei 14.364/22, essa avaliação é realizada na triagem que acontece antes das consultas.
Em relação a vacinação e procedimentos de enfermagem como medicações, curativos, retiradas de pontos e etc, o atendimento ocorre imediatamente desde que haja estoque dos materiais necessários.
As visitas domiciliares com médico, enfermeira, técnico de enfermagem e ACS ocorrem toda quinta-feira de manhã, mediante solicitação do usuário ou do familiar responsável.
As coletas de cito patológico ocorrem nas quintas-feiras pela manhã das 09:00h às 11:00h e durante todo o período vespertino.
As consultas de pré-natal ocorrem toda terça e quarta-feira pela manhã nos períodos matutinos e vespertinos.
Já as consultas odontológicas são realizadas por meio de agendamento prévio, exceto em casos de urgência que são atendidos imediatamente.
A forma de prestação do serviço são as consultas médicas ocorrem por demanda espontânea e/ou grupos prioritários, não possui número máximo de consultas, desde que ocorram dentro do horário que o médico fica na unidade.
As consultas de enfermagem ocorrem por demanda espontânea e por demanda programática nos dias citados acima.
Ademais, os locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço são panfletos fixados na recepção indicando o e-mail da ouvidoria do SUS do município.
