Home / Noticias / Programa PET Saúde/interprofissionalidade
Programa PET Saúde/interprofissionalidade

Programa PET Saúde/interprofissionalidade

É com Satisfação que a Prefeitura Municipal traz a público a conquista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade (PET Saúde/interprofissionalidade) para a nossa comunidade.

O PET Saúde/Interprofissionalidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Araguaia tem como objetivo fortalecer a atenção básica e a adequar a formação de recursos humanos para o sistema de saúde brasileiro.  O propósito é promover a saúde e prevenir o agravamento de problemas de saúde sensíveis à atenção primária.  Assim, baseado nos indicadores de morbimortalidade, a Hipertensão Arterial Sistêmica, o Diabetes Mellitus e a Gestação serão o foco das intervenções do PET.

A Equipe Executora é composta por 15 docentes da UFMT (tutores), 17 profissionais da Atenção Básica (preceptores) e 38 discentes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Biomedicina da UFMT, sob coordenação da Dra. Queli Lisiane Castro Pereira do Grupo de Estudos de Negligências em Saúde, Integralidade e Intersetorialidade (GENESIS) da UFMT.

As atividades iniciarão em Abril e terão duração de 24 meses. A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) é responsável pelo financiamento e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS (SGTES) pela coordenação nacional do programa.

Entre as atividades prevista junto aos portadores de Diabetes Mellitus, de Hipertensão Arterial e às Gestantes estão: Visitas domiciliares;  Implementar Modelo Calgary de Avaliação das Famílias – este modelo coloca a necessidade dos usuários, famílias e comunidade na centralidade do processo de produção dos serviços de saúde; Elaborar Plano Terapêutico Singular em conjunto com preceptores e tutores e apresentar às equipes dos serviços de saúde; Realizar atividade de Educação em Saúde (domicilio, sala de espera) e de promoção à saúde.

A assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) no qual o municipio passa a ter prioridade no repasse ao Governo Federal também está prevista.

A partir da prática interprofissional e de práticas colaborativas em saúde, almeja-se promover a autonomia, o autocuidado dos usuários, corresponder às necessidades de saúde da população, a partir da integralidade da atenção e da humanização na prática de produzir a gestão do cuidado em saúde.

Se você é portador de  Hipertensão Arterial Sistêmica, de Diabetes Mellitus, está Gestante informe ao seu Agente Comunitário de Saúde seu interesse em participar do PET ou entre em contato com a coordenadora do projeto Dra. Queli Lisiane pelo email quelilisianecp@gmail.com

O Lançamento Nacional do Programa ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro de 2018, em Brasília que sediou a 1ª Oficina com os coordenadores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).

PET SAÚDE - nacional

Foto Oficial: 1ª Oficina de coordenadores do PET/Saúde – Interprofissionalidade em Brasilia, 27/11/2018.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo